O recurso Single Sign On (SSO) no Freshdesk permite que você autentique usuários remotamente (tanto clientes quanto analistas) usando credenciais de login existentes de seus respectivos sites. Com a autenticação remota, seus usuários podem acessar o portal de suporte ao cliente nos seguintes casos:

 

a. Se seus usuários já tiverem credenciais que utilizam para seu aplicativo da Web, você pode permitir que eles façam login no portal de suporte usando essas mesmas credenciais e autenticar o usuário para o Freshdesk.

b. Se você usar um servidor interno como o Microsoft Active Directory, por exemplo, é possível autenticar usuários a partir do servidor em nome do Freshdesk.

 

Observação: O Single Sign On com o Google, Facebook e Twitter já está disponível por padrão, não é necessário fazer nada para ativar esse recurso. Este tutorial é destinado somente aos usuários que estão tentando obter a validação para seus próprios bancos de dados.

 

Configuração do Single Sign On (SSO)

 

Como funciona

 

 

 


 

 

Veja o que é preciso fazer

 

1. Clique na guia Administrador e abra o ícone de Segurança.

 

2. Clique em Habilitar Single Sign On e preencha os seguintes campos.

 

URL para login remoto – a URL que o Freshdesk chamará quando os usuários tentarem fazer login no helpdesk. A página remota deve processar a autenticação e retornar o nome e o endereço de e-mail do usuário após a validação (veja abaixo para saber como configurar esta página).

 

URL de logout remoto – a URL para a qual os usuários devem ser redirecionados após fazerem logout do Freshdesk. Deixar esse campo em branco direcionará os usuários para a página inicial do portal de suporte.

 

Se você estiver usando uma autenticação local (como o Microsoft Active Directory), especifique as URLs de intranet locais para esses campos e não endereços da Web.

 

3. Copie o Código secreto compartilhado a ser usado com a página de login remota.

 

Como criar a página de login remoto

 

O próximo passo é configurar a página de login remoto que executará a autenticação com o Freshdesk usando o Código secreto compartilhado. Para isso, é enviado para o Freshdesk um hash MD5 que contém o endereço de e-mail, o nome e o código secreto compartilhado.

 

Você pode obter o código de exemplo para a página de login usando os seguintes links:

 

Obter código de exemplo (Ruby)

Obter código de exemplo (Java)

Obter código de exemplo (PHP)


Foi bloqueado no Freshdesk?

Caso suas configurações e a autenticação remota forem bloqueadas no Freshdesk por alguma razão, você pode usar o seguinte link para usar um login normal.

 

http://suaempresa.freshdesk.com/login/normal


Você também pode usar Append: &redirect_to=<URL> para a sequência de caracteres de autenticação externa que consiste no hash e no endereço de e-mail e, depois que fizer o login, você será redirecionado para a URL especificada.