Depois de criar sua conta LastPass, é altamente recomendável que você defina e configure todas as opções de recuperação de conta para que possa recuperar o acesso ao seu Cofre LastPass se sua senha mestra for esquecida. Essas opções de recuperação podem ser configuradas a qualquer momento durante a vida de sua conta LastPass.

Se as opções de recuperação não estiverem configuradas e você não conseguir recuperar sua senha mestra, você precisará criar uma nova conta LastPass e inserir novamente todos os seus dados do Vault.

CUIDADO:

Esteja ciente de que o Atendimento ao Cliente LastPass não tem conhecimento da senha mestra do usuário. Não é possível para o Atendimento ao Cliente LastPass redefinir ou alterar a Senha Mestra de um usuário se ela for esquecida.

Antes de começar a configurar as opções de recuperação

Existem algumas coisas que você precisa fazer primeiro para que possa utilizar determinada recuperação de conta no caso de sua senha mestra ser esquecida.

Instale a extensão do navegador da Web LastPass e faça login na extensão com frequência (em vários dispositivos confiáveis)

  • Baixe e instale a extensão do navegador da web LastPass.
  • Faça login na extensão do navegador da web LastPass sempre que puder e, se possível, a partir de vários dispositivos em que você confia.

Você obterá os seguintes benefícios:

  • Cria uma senha de recuperação única, que pode ser usada para redefinir sua senha mestra durante a recuperação de conta, caso ela seja esquecida. Além disso, o login de vários dispositivos confiáveis garante que você tenha várias senhas de recuperação única.
  • Cria um cache criptografado de seus dados do Vault, que continua a ser atualizado conforme você armazena mais dados (senhas de sites, notas seguras, itens de preenchimento de formulário).
  • Gera automaticamente uma chave de compartilhamento para que você possa criar e usar pastas compartilhadas (se aplicável).
Janela de login da extensão do navegador da web

Opção de recuperação # 1: Faça login na extensão do navegador da web LastPass em vários dispositivos

Quando você faz login na extensão do navegador da web LastPass em vários navegadores e dispositivos que você confia, você cria uma senha de recuperação única em cada navegador e dispositivo. Isso significa que se você fizer uma alteração em sua conta LastPass que faça com que seu Vault seja criptografado novamente, a senha de recuperação única será invalidada nesse dispositivo, mas você ainda pode redefinir sua senha mestra de outro dispositivo onde você tenha registrado na extensão do navegador da web LastPass. Aqui estão algumas ações que podem fazer com que sua senha de recuperação única seja perdida ou invalidada:
  • Alterar sua senha mestra em um dispositivo móvel (invalida TODAS as senhas de recuperação armazenadas em seus navegadores da web)
  • Desinstalar / reinstalar a extensão do navegador da web LastPass
  • Desativando a extensão do navegador da web LastPass
  • Limpando o cache do LastPass
  • Reformatando seu computador
  • Corrupção não intencional do cache criptografado do Vault (isso é raro, mas pode ser causado por outros programas em sua máquina)

Para obter mais informações, consulte Qual é a diferença entre uma senha descartável e uma senha descartável de recuperação? .

Opção de recuperação 2: configurar a recuperação de conta móvel no iOS ou Android

Importante:

Independentemente de como você usa o LastPass (aplicativo de desktop, extensão de navegador da web, aplicativo móvel), você é fortemente encorajado a configurar o Touch ID / Impressão digital ou Face ID para que possa usar a recuperação de conta móvel para iOS ou Android, permitindo que você reinicie seu Senha mestra usando biometria desse dispositivo. Mesmo se você decidir que nunca usará o aplicativo móvel LastPass Password Manager, configurar a recuperação de conta móvel em seu dispositivo móvel atual atua como uma rede de segurança na qual você pode redefinir sua senha mestra usando biometria.

Opção de recuperação nº 3: Gerenciar seu lembrete de senha mestra

Opção de recuperação 4: configurar a recuperação de conta SMS

Nota: Esta opção de recuperação requer uma senha de recuperação única válida, que é criada quando você faz login na extensão do navegador LastPass em sua área de trabalho e não limpa o cache.

Para obter mais informações, consulte Configurar recuperação de conta de SMS para LastPass .

Você também pode configurar opções de segurança adicionais para proteger ainda mais sua conta

Opção de segurança 1: Adicionar um endereço de e-mail de segurança para alertas

  • Adicionar um endereço de e-mail de segurança secundário
Importante:

Se você esquecer sua senha mestra, habilitar um e-mail de segurança permite que o LastPass envie um link de recuperação de senha mestra para esse endereço de e-mail, o que acionará o fluxo de recuperação de conta. Para completar as etapas de recuperação de conta, é necessária uma senha de recuperação única válida, que é criada quando você faz login na extensão do navegador da Web LastPass em sua área de trabalho e não limpa o cache.

Opção de segurança 2: Gere senhas de uso único

Para usar as Senhas de uso único, você gera uma lista de senhas temporárias com antecedência e as risca à medida que são usadas cada vez que você faz login em sua conta. Você também pode invalidar OTPs se estiver preocupado que eles tenham sido comprometidos.

Observe que as senhas de uso único não substituem sua senha mestra. Além disso, se você fizer login com uma senha de uso único, não poderá exportar seus dados do LastPass Vault.

Para obter mais informações, consulte Qual é a diferença entre uma senha descartável e uma senha descartável de recuperação?