Você pode utilizar a autenticação multifator com Symantec VIP. Ele fornece códigos de senha de uso único de um aplicativo móvel que o usuário pode digitar ao fazer login em sua conta LastPass para autenticação.

Observação: a disponibilidade do recurso pode variar dependendo do tipo de conta .

Para começar, os administradores do LastPass devem concluir as etapas para habilitar a autenticação multifator no Admin Console, bem como adicionar todos os IDs de credenciais de usuários como dispositivos registrados no portal Symantec VIP Manager (ou usando o portal de autoatendimento ).

Assim que as etapas de administração forem concluídas, os usuários do LastPass podem configurar e usar o Symantec VIP.

Instalar e configurar no LastPass

  1. Baixe o aplicativo autenticador Symantec VIP Access em seu dispositivo iOS  ou Android .
  2. Faça login no LastPass e acesse seu Vault fazendo um dos seguintes:
    • Vá para https://lastpass.com/?ac=1 e faça login com seu nome de usuário e senha mestra.
    • Na barra de ferramentas do navegador da web, clique no ícone LastPass Última passageme clique em Abrir meu cofre .
  3. Selecione Configurações da conta na navegação à esquerda.
  4. Clique na guia Opções de multifator .
  5. Clique no ícone Editar Opção de ediçãopara Symantec VIP.
  6. Para a opção "Ativado", selecione Sim no menu suspenso.
  7. Para a opção "Permitir acesso offline", use o menu suspenso para escolher uma das seguintes opções:
    • Selecione Permitir se desejar permitir o acesso ao LastPass mesmo quando estiver offline. Isso armazenará um Vault criptografado localmente para que você possa fazer login sem usar a autenticação multifator no caso de um problema de conectividade.
    • Selecione Disallow para evitar o acesso offline, que requer o uso de Autenticação Multifator e estar conectado à Internet ao usar o LastPass.
      Nota: Se esta opção for selecionada e você não estiver conectado à internet e / ou https://lastpass.com não estiver disponível, você não conseguirá acessar seu Vault. Saiba mais sobre o acesso offline .
  8. Quando terminar, clique em Atualizar .
  9. Digite sua senha mestra e clique em Continuar .
  10. Insira o valor de "Credential ID" que aparece no aplicativo VIP Access.
  11. Digite o "Código de segurança" de 6 dígitos gerado no aplicativo VIP Access.
  12. Depois que os dois valores forem inseridos, o Symantec VIP será habilitado para sua conta LastPass.

Usando o autenticador Symantec VIP para fazer login no LastPass

Você pode fazer login e acessar seu LastPass Vault de um desktop ou dispositivo móvel.

Faça login no desktop e autentique

  1. Abra o aplicativo autenticador em seu dispositivo móvel.
  2. Faça login no LastPass e acesse seu Vault fazendo um dos seguintes:
    • Na barra de ferramentas do navegador da web, clique no ícone LastPass Última passageme clique em Abrir meu cofre .
    • Vá para https://lastpass.com/?ac=1 e digite seu nome de usuário e senha mestra e clique em Login .
  3. Quando solicitada a autenticação multifator, sua opção multifator padrão é servida (se houver). Se desejar, você pode clicar em Opções de multifator adicionais e selecionar a opção de multifator desejada na lista na parte inferior.

    Observação:  se você fizer parte de uma conta corporativa e uma política tiver sido aplicada para permitir apenas uma opção de multifator, a seção "Usar multifator alternativo" não será exibida.

  4. Siga as instruções para autenticar, que variam dependendo de como a autenticação multifator está configurada para sua conta (por exemplo, senha de 6 dígitos, código SMS, notificação push, chamada de voz, etc.).
  5. Se desejar, ative a opção Confiar neste computador por 30 dias e forneça um nome de computador na caixa de diálogo de autenticação LastPass. Caso contrário, clique em Autenticar .

    Saiba mais sobre como gerenciar seus dispositivos confiáveis .

Você agora está conectado ao LastPass e autenticado usando a opção multifator configurada para sua conta.

Faça login a partir de um dispositivo móvel e autentique

  1. Em seu dispositivo iOS ou Android, abra o aplicativo móvel LastPass Password Manager.
  2. Digite seu nome de usuário e senha mestra e toque ou selecione Login .
  3. Quando solicitada a autenticação multifator, sua opção multifator padrão é servida (se houver). Se desejar, você pode tocar ou selecionar Usar multifator alternativo e , em seguida, selecionar a opção multifator desejada na lista na parte inferior.

    Observação:  se você fizer parte de uma conta corporativa e uma política tiver sido aplicada para permitir apenas uma opção de multifator, a seção "Usar multifator alternativo" não será exibida.

  4. Siga as instruções para autenticar, que variam dependendo de como a autenticação multifator está configurada para sua conta (por exemplo, senha de 6 dígitos, código SMS, notificação push, chamada de voz, etc.).
  5. Se desejar, você pode alternar a chave para Confiar neste dispositivo para que não seja solicitado a autenticar nos próximos 30 dias. Caso contrário, toque ou selecione Avançar para continuar.

    Agora você está conectado ao aplicativo móvel LastPass Password Manager e autenticado usando a opção multifator configurada para sua conta.

Sobre o uso de várias opções de autenticação multifator

Observe que se você tiver mais de uma opção de autenticação multifator ativada para sua conta, deverá selecionar a opção de autenticação padrão desejada no menu suspenso na parte inferior da janela Opções multifatoriais para ser solicitado a autenticar com sua opção preferida ao fazer login no LastPass.

Desativando autenticação para um dispositivo novo ou perdido

Se o seu número de telefone mudou ou o dispositivo móvel usado para autenticação foi perdido, você pode desabilitar a Autenticação Multifator via e-mail para que você possa fazer login em sua conta LastPass.