KTP - KEEP THEM POSTED

Criada por Jhon Carson, Modificado em Tue, 25 Apr 2023 na (o) 03:37 PM por Jhon Carson

KEEP THEM POSTED


O Keep Them Posted (KTP) é uma plataforma desenvolvida para facilitar o disparo de mensagens proativas do WhatsApp por meio do Freshchat. Com o KTP, é possível configurar diversas contas de Freshchat, números e templates para utilizar no disparo da mensagem. O disparo pode ser realizado de forma individual, na tela de contato do Freshchat, ou em massa, em uma tela específica do KTP.


Requisitos:

  • O número do WhatsApp deve estar integrado no Freshchat.

  • Os templates devem estar cadastrados e autorizados no Meta Business Manager.



Configurando sua conta do Freshchat no KTP


Acesse Menu > Settings > Accounts:



Na página Accounts, clique no card Freshchat:



Nesta página são listadas as contas de Freshchat cadastradas no KTP. Clique no botão NEW para adicionar uma nova conta:



Configure a conta conforme descrito a seguir:

  • Description: uma descrição para a conta

  • Api Token: chave de API do Freshchat



Configurando o business number


Acesse Menu > Settings > Accounts Settings



Nesta página são listadas em cards as contas de Freshchat cadastradas no KTP. Clique no card referente a conta que deseja configurar o business number.



Agora clique em Business Numbers:



Nesta página são listados os números cadastrados para a conta selecionada. Para adicionar um novo número, clique em NEW:



Configure os campos do business number conforme descrito a seguir:

  • Description: descrição do business number

  • Phone number: o business number.

  • Namespace: obtenha o namespace no Meta Business Manager 



Configurando um template


Seguindo os mesmos passos do item anterior, acesse Menu > Settings > Accounts Settings > CONTA > Templates. Nesta página são listados em cards os números cadastrados para a conta. Clique no card do número desejado para acessar os templates



Nesta página são listados os templates cadastrados para o número selecionado. Clique em NEW para adicionar um novo template:



Configure os campos do template conforme descrito a seguir:

  • Description: uma descrição para o template

  • Name: template name - deve ser obtido no Meta Business Manager.

  • Languages: Selecione os idiomas que este template está autorizado.

  • Attachment type: selecione se o template possui anexo, podendo ser NONE (não tem anexo), IMAGE, DOCUMENT, VIDEO.

  • Number of parameters: informe a quantidade de parâmetros do template.

  • Message: para cada idioma selecionado, é possível inserir um texto de referência. É importante notar que essa mensagem é somente para referência ao utilizar no aplicativo. A mensagem que será enviada de fato é a cadastrada no Meta Business Manager.



App KTP para Freshchat


Pelo app do KTP para Freshchat, é possível o disparo de mensagem individual e a consulta de status das mensagens enviadas. O app é renderizado na lateral da conversa. Clique em “Send proactive message” para abrir a tela de disparo:



Quando o app for aberto em um contato com um número de telefone válido, automaticamente ele será carregado para o disparo. Mas também é possível buscar por um outro número, digitando-o e clicando em SEARCH. Mesmo que o número buscado ainda não exista no Freshchat, é possível continuar com o disparo, basta ser um número válido. Selecione o business number, template, language, informe os parâmetros do template e clique em SEND MESSAGE:



Pela opção “Check messages statuses”, é possível consultar os status das últimas 10 mensagens enviadas para determinado número:



Disparo em massa


Para executar um disparo em massa, acesse Menu > Bulk Send Lists. Nessa página estão as listas já criadas. Para criar uma nova, clique em NEW:



Digite uma descrição e informe a conta, número e template:



A lista será criada no status DRAFT onde é possível adicionar número a número, informando os parâmetros para cada um. Para isso clique em NEW:



Também é possível subir uma lista CSV para o disparo, clicando em IMPORT. O modelo do arquivo pode ser baixado clicando em “Download sample file”. Preencha o arquivo, depois faça o upload pelo botão, e então clique em IMPORT:



Por fim, é possível enviar a lista imediatamente clicando em SEND ou agendar o disparo clicando em SCHEDULE.


Listar mensagens enviadas


Em Menu > Messages, é possível verificar as mensagens enviadas, filtrando por conta, business number, template, status e data:



Dashboards


Em Menu > Dashboards temos um dashboard de agrupando as mensagens enviadas por template, permitindo ainda utilizar os mesmos filtros da listagem de mensagens:



Como funcionam os status no KTP?


Uma mensagem no KTP pode assumir os seguintes status:


PENDING: O KTP executou o disparo, a API do Freshchat/WhatsApp aceitou a requisição, porém ainda não significa que foi enviada ao destinatário.

SENT: A mensagem foi enviada ao destinatário. É quando no WhatsApp, a mensagem está com um tique:

DELIVERED: A mensagem foi entregue ao aparelho do destinatário. É quando no WhatsApp, a mensagem está com dois tiques.

READ: O destinatário leu a mensagem. É quando no WhatsApp a mensagem está com dois tiques azuis - este status depende do destinatário ter a opção de “Confirmação de leitura” habilitada em seu aparelho.

FAILED: o disparo falhou - pode ocorrer devido a erros no cadastro do template ou número de destino inválido.


Como posso considerar que a mensagem foi enviada?


Quando a mensagem está em SENT, DELIVERED ou READ, significa que o disparo foi realizado com sucesso.


Como ocorre a atualização de status da mensagem?


A mensagem sempre estará em um único status. A atualização ocorre quando o KTP solicita à API o status da mensagem. Essa solicitação ocorre até 5 vezes após o disparo conforme regras a seguir:


  • 1ª: 10 segundos após o disparo.

  • 2ª: 1 minuto após o disparo.

  • 3ª: 1 hora após o disparo.

  • 4ª: 13 horas após o disparo.

  • 5ª: 38 horas após o disparo.


Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo