KEEP THEM POSTED
O Keep Them Posted (KTP) é uma plataforma desenvolvida para facilitar o disparo de mensagens proativas do WhatsApp por meio do Freshchat. Com o KTP, é possível configurar diversas contas de Freshchat, números e templates para utilizar no disparo da mensagem. O disparo pode ser realizado de forma individual, na tela de contato do Freshchat, ou em massa, em uma tela específica do KTP.
Requisitos:
O número do WhatsApp deve estar integrado no Freshchat.
Os templates devem estar cadastrados e autorizados no Meta Business Manager.
Configurando sua conta do Freshchat no KTP
Acesse Menu > Settings > Accounts:
Na página Accounts, clique no card Freshchat:
Nesta página são listadas as contas de Freshchat cadastradas no KTP. Clique no botão NEW para adicionar uma nova conta:
Configure a conta conforme descrito a seguir:
Description: uma descrição para a conta
Api Token: chave de API do Freshchat
Configurando o business number
Acesse Menu > Settings > Accounts Settings
Nesta página são listadas em cards as contas de Freshchat cadastradas no KTP. Clique no card referente a conta que deseja configurar o business number.
Agora clique em Business Numbers:
Nesta página são listados os números cadastrados para a conta selecionada. Para adicionar um novo número, clique em NEW:
Configure os campos do business number conforme descrito a seguir:
Description: descrição do business number
Phone number: o business number.
Namespace: obtenha o namespace no Meta Business Manager
Configurando um template
Seguindo os mesmos passos do item anterior, acesse Menu > Settings > Accounts Settings > CONTA > Templates. Nesta página são listados em cards os números cadastrados para a conta. Clique no card do número desejado para acessar os templates
Nesta página são listados os templates cadastrados para o número selecionado. Clique em NEW para adicionar um novo template:
Configure os campos do template conforme descrito a seguir:
Description: uma descrição para o template
Name: template name - deve ser obtido no Meta Business Manager.
Languages: Selecione os idiomas que este template está autorizado.
Attachment type: selecione se o template possui anexo, podendo ser NONE (não tem anexo), IMAGE, DOCUMENT, VIDEO.
Number of parameters: informe a quantidade de parâmetros do template.
Message: para cada idioma selecionado, é possível inserir um texto de referência. É importante notar que essa mensagem é somente para referência ao utilizar no aplicativo. A mensagem que será enviada de fato é a cadastrada no Meta Business Manager.
App KTP para Freshchat
Pelo app do KTP para Freshchat, é possível o disparo de mensagem individual e a consulta de status das mensagens enviadas. O app é renderizado na lateral da conversa. Clique em “Send proactive message” para abrir a tela de disparo:
Quando o app for aberto em um contato com um número de telefone válido, automaticamente ele será carregado para o disparo. Mas também é possível buscar por um outro número, digitando-o e clicando em SEARCH. Mesmo que o número buscado ainda não exista no Freshchat, é possível continuar com o disparo, basta ser um número válido. Selecione o business number, template, language, informe os parâmetros do template e clique em SEND MESSAGE:
Pela opção “Check messages statuses”, é possível consultar os status das últimas 10 mensagens enviadas para determinado número:
Disparo em massa
Para executar um disparo em massa, acesse Menu > Bulk Send Lists. Nessa página estão as listas já criadas. Para criar uma nova, clique em NEW:
Digite uma descrição e informe a conta, número e template:
A lista será criada no status DRAFT onde é possível adicionar número a número, informando os parâmetros para cada um. Para isso clique em NEW:
Também é possível subir uma lista CSV para o disparo, clicando em IMPORT. O modelo do arquivo pode ser baixado clicando em “Download sample file”. Preencha o arquivo, depois faça o upload pelo botão, e então clique em IMPORT:
Por fim, é possível enviar a lista imediatamente clicando em SEND ou agendar o disparo clicando em SCHEDULE.
Listar mensagens enviadas
Em Menu > Messages, é possível verificar as mensagens enviadas, filtrando por conta, business number, template, status e data:
Dashboards
Em Menu > Dashboards temos um dashboard de agrupando as mensagens enviadas por template, permitindo ainda utilizar os mesmos filtros da listagem de mensagens:
Como funcionam os status no KTP?
Uma mensagem no KTP pode assumir os seguintes status:
PENDING: O KTP executou o disparo, a API do Freshchat/WhatsApp aceitou a requisição, porém ainda não significa que foi enviada ao destinatário.
SENT: A mensagem foi enviada ao destinatário. É quando no WhatsApp, a mensagem está com um tique:
DELIVERED: A mensagem foi entregue ao aparelho do destinatário. É quando no WhatsApp, a mensagem está com dois tiques.
READ: O destinatário leu a mensagem. É quando no WhatsApp a mensagem está com dois tiques azuis - este status depende do destinatário ter a opção de “Confirmação de leitura” habilitada em seu aparelho.
FAILED: o disparo falhou - pode ocorrer devido a erros no cadastro do template ou número de destino inválido.
Como posso considerar que a mensagem foi enviada?
Quando a mensagem está em SENT, DELIVERED ou READ, significa que o disparo foi realizado com sucesso.
Como ocorre a atualização de status da mensagem?
A mensagem sempre estará em um único status. A atualização ocorre quando o KTP solicita à API o status da mensagem. Essa solicitação ocorre até 5 vezes após o disparo conforme regras a seguir:
1ª: 10 segundos após o disparo.
2ª: 1 minuto após o disparo.
3ª: 1 hora após o disparo.
4ª: 13 horas após o disparo.
5ª: 38 horas após o disparo.
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