Como ativar o SSO do Google Apps para sua conta do Freshdesk

Criada por Rodrigo rodrigo. sunti@loupen. com. br, Modificado em Qua, 4 Set, 2019 na (o) 5:03 PM por Luiz Heringer


Se você já for um cliente do Google Apps for Work, sem custos adicionais, poderá ativá-lo para o seu portal de suporte. Quando um usuário tentar fazer login no seu portal de suporte com o Google SSO, ele será redirecionado para o Google e usando a autenticação do Google ele será verificado e conectado ao seu portal de suporte.


Etapas para configurar o Google SSO com o Freshdesk

  • Acesse o console administrativo da sua conta do Google Apps for Work
  • Em Apps, você verá uma nova opção para SAML Apps onde você pode gerenciar as configurações de SSO
  • Você verá uma lista de aplicativos em nuvem (conhecidos como provedores de serviços) que você já configurou com o Google como seu provedor de identidade
  • Clique em 'Ativar um novo SSO para um aplicativo SAML'

Nota: a execução dessa tarefa requer que você esteja conectado como um super administrador






Passo 1: Escolha Freshdesk na lista de aplicativos pré-integrados como seu provedor de serviços SAML.




Passo 2: Configure o aplicativo do Google como provedor de identidade SAML (IDP). Existem duas opções que você pode escolher. 

Neste exemplo recomendamos que utilize a opção 1 onde você pode copiar os campos de URL e baixar o certificado X.509.

Posteriormente em uma etapa mais a frente você poderá utilizá-los nos campos de configuração de SSO no Freshdesk.





Passo 3: Adicione informações básicas para o Freshdesk, como nome, descrição e logotipo.





Etapa 4: Adicione os detalhes do provedor de serviço. Esses detalhes específicos do SAML ajudam o aplicativo do provedor de serviços (Freshdesk) a se comunicar com o Google como um provedor de identidade. Uma vez que o Freshdesk é um aplicativo pré-integrado, muitos desses valores já estão preenchidos. Você só precisa personalizá-los para seu domínio.


*Observação: inclua "https://" antes da URL inserido no Código de entidade.




Etapa 5: Mapeamento de atributos. Adicione o mapeamento de e-mail e clique em concluir.




Depois de concluir essas ações no Console Admin do Google, você deve ativar e configurar o SSO em sua conta Freshdesk.


Acesse em Administrador > Segurança > Logon Único (SSO) > SAML SSO
Preencha o URL de Login do SAML e a Impressão de Certificado de Segurança do certificado que você baixou na Etapa 2.


****Importante: Certifique-se de que o arquivo baixado foi salvo com a extensão de certificado (.cer).

Caso não esteja, basta renomeá-lo e incluir no final do nome do arquivo ".cer". 

Ex:


Após isso clique para abrir o certificado, acesse a guia "Detalhes" e localize o campo "Impressão Digital". Copie todo o código e insira no Freshdesk sem os espaços.




Sua configuração no Freshdesk deve ficar semelhante a imagem abaixo:




Passo 6: Finalmente, ative o Single Sign On em seu Console Admin do Google.





Observação: a melhor forma de verificar se o SSO está funcionando é desconectar do Google Apps e acessar o portal de suporte. Você deverá ser direcionado para a página de login do Google Apps e uma vez que você inserir suas credenciais e for autenticado, você deverá ser redirecionado automaticamente para o Freshdesk.


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