Sandboxing no Freshservice

Criada por Fernando Schio, Modificado em Tue, 30 Jun 2020 na (o) 03:32 PM por Jhon Carson


    Como um admin, fazer mudanças em regras de automação e configurações na sua conta de produção pode ser complicado. Porém, você não quer ser restringido de testar novas formas de melhorar configurações existentes no seu service desk. Por isso estamos trazendo o Sandbox ao Freshservice.


    Com o Sandbox, é possível criar um ambiente de experimentos para testar fluxos de trabalho e configurações antes de aplicá-los na sua conta Freshservice (vulgo conta de produção). Apesar do Sandbox ser um espelho da sua conta Freshservice, tickets, dados de clientes ou contatos não serão copiados.


Quais módulos são copiados para a conta Sandbox?


  • Horário Comercial
  • Departamentos e campos de departamento
  • Solicitantes - (Gerentes de relatório / Chefe de departamento / Aprovadores / Membros do CAB
  • Campos de solicitante
  • Funções e permissões
  • Agentes
  • Grupos
  • CAB
  • Localizações
  • Campos de formulários (Tickets / Problemas / Mudanças / Liberações)
  • Catálogo de serviço
  • Políticas de SLA
  • Automatizador de fluxo de trabalho (Todos o módulos)
  • Ciclo de vida da mudança
  • Automações de ativos (Eliminação de tipos de ativos e campos, produto, fornecedor e domínio não é possível)


Quais módulos não são copiados para a conta Sandbox?


  • Dados de tickets
  • Visualizações de lista de tickets
  • Portais - logo, Ícone do Favorito, customização
  • Gamificação
  • Apps e integrações
  • Configurações de SSO e SSL
  • Base de conhecimento


Como configurar sua conta Sandbox?


  • Vá em Admin > Sandbox
  • Na aba de Detalhes da Sandbox, clique em Criar Sandbox e uma vez que a conta for criada, admins serão notificados via e-mail. Isso vai demorar algum tempo baseado na sua configuração de service desk.
  • Clique em Abrir Sandbox para fazer login na sua conta Sandbox em uma nova aba. Aqui, você pode testar configurações antes de aplicá-las na sua conta Freshservice.



Nota:  O banner no topo da tela indica se você está na conta Sandbox. Além disso, a URL da sua conta Sandbox deve parecer com isso https://nomedacompania-fs-sandbox.com.



Como sincronizar mudanças da Sandbox para a conta Freshservice?

  • Uma vez que você testar as configurações na Sandbox, vá em Admin > Sandbox (na conta Sandbox).
  • Clique em Visualizar Mudanças para buscar todas as mudanças feitas na sua conta Sandbox.
  • Você pode clicar em Salvar lista de mudanças > Salvar para garantir que todas as mudanças criadas serão incluídas na lista de mudanças antes de aplicá-las.


    Se não houver nenhum conflito ou erros na lista de mudanças, você pode clicar em Aplicar agora para ter essas mudanças aplicadas na sua conta Freshservice. Uma vez que a aplicação for bem-sucedida, sua conta Sandbox será automaticamente destruída.


Dicas:

1. Certifique-se de que você ou outros admins não façam mudanças no ambiente de produção enquanto o Sandbox está ativo.
2. Sempre salve as mudanças com os últimos dados na conta sandbox uma vez que terminou de consertar os erros de conflito
3. Certifique-se de que outros admins terminaram de fazer todas as mudanças antes de aplicá-las na sua conta de produção para que as mudanças de todos os admins sejam contabilizadas.
4. Mantenha sua conta Sandbox ativada por curtos períodos de tempo. Isso previne confusão entre as duas contas.
5.  Planeje aplicar as mudanças da conta Sandbox para a conta de produção fora do horário de pico.

O que é um conflito?

    

    Quando há modificações em valores, descrição ou propriedades em ambas as contas (Sandbox e conta de produção).


Por exemplo: 

    

    Quando o nome do grupo é alterado de Time de Tecnologia de Informação para Time de Gerência de Capacidade no seu Sandbox e o mesmo grupo foi alterado de Tecnologia de Informação para Time de TI na sua conta também. Isso vai levar a um conflito.


Nota: Erros de conflito não são aplicáveis para Automação de Fluxo de Trabalho e Mudança de Ciclo de Vida.



O que é um erro de aplicação?


    Isso inclui atividades como criação ou eliminação de status, transições, nós, eventos ou ações novos ou existentes em ambas as suas contas Sandbox e de produção. Erros de aplicação não podem ser facilmente consertados como erros de conflito.


Por exemplo: 

    Quando uma transição é adicionada ao status (Pendente > Fechado) na sua conta Sandbox e uma transição foi adicionada ao mesmo status (Pendente > Aberto) na sua conta Freshservice também. Isso levará a um erro de aplicação.


Nota: Erros de aplicação podem acontecer apenas em Automação de Fluxo de Trabalho e em Mudança de Ciclo de Vida.



Como aplicar mudanças em caso de conflito ou erro de aplicação?


  • No caso de um conflito, admins podem consertar o erro, clique em Salvar lista de mudanças  e então clique em Aplicar agora para copiar as mudanças para a sua conta Freshservice.
  • Em caso de erro de aplicação, admins terão que clonar aquele fluxo de trabalho/ciclo de vida na conta Sandbox, clique em Salvar lista de mudanças e então clique em Aplicar agora para copiar as mudanças para a sua conta Freshservice.


Onde eu posso ver o histórico de aplicações?


  • Você pode entrar em Admin > Sandbox > Histórico de Aplicações  na sua conta Freshservice e checar o histórico de aplicações de qualquer data em particular.


Como desativar minha conta Sandbox sem aplicar mudanças?


  • Como admin, nem sempre você vai querer aplicar as alterações para a sua conta Freshservice. Nesse caso, você também pode destruir a Sandbox criada indo em Admin > Sandbox > Destruir Sandbox na sua conta Freshservice.


Quais alterações são ignoradas no Sandbox?


    Alguns casos como a eliminação de um Agente/ CAB/ Usuário/ Grupo/ Localização/ Departamento/ Item de serviço/  Categoria de serviço não são contabilizados na lista de alterações e não serão aplicados na sua conta Freshservice tendo em vista que apagar essas entidades chave causaria um grande impacto em tickets existentes na sua conta Freshservice.

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