Workflow Automator - Uma visão geral

Criada por Renan Bernal Bernal Camargo, Modificado em Mon, 27 Jul 2020 na (o) 04:10 PM por Jhon Carson


    O Workflow Automator permite automatizar todas as tarefas repetitivas e processos manuais que você executa diariamente. Isso inclui processos como atribuir tickets ao agente ou equipe certo, acompanhar a aprovação e assim por diante. Com o Workflow Automator, você pode criar um fluxo de trabalho usando ações simples de arrastar e soltar. 


Componentes de um fluxo de trabalho


Um fluxo de trabalho é composto por três componentes: 

  • Evento - define quando um fluxo de trabalho deve ser acionado
  • Condição - define os parâmetros que precisam ser validados durante a execução de um fluxo de trabalho
  • Ação - O resultado do fluxo de trabalho


    Não é necessário que um fluxo de trabalho tenha apenas uma condição ou ação. Você pode adicionar várias condições e ações a um fluxo de trabalho. (Veremos isso mais adiante com um exemplo detalhado). 


Para criar um fluxo de trabalho:

  1. Vá para Admin  > Produtividade do heldpesk> Workflow Automator
  2. Clique no botão Novo Automatizador no canto superior direito e escolha o módulo para o qual você deseja criar um fluxo de trabalho. Por exemplo, se você deseja criar um novo fluxo de trabalho de ticket, clique no menu suspenso Novo Automatizador e clique em Ticket 
  3. Forneça um nome e uma descrição para o seu fluxo de trabalho. Uma descrição seria útil para outros administradores entenderem por que o fluxo de trabalho foi criado. 
  4. O próximo passo é configurar um evento. É aqui que você configura quando o fluxo de trabalho precisa ser acionado. 
  5. Escolha as condições para acionar o fluxo de trabalho e clique em Concluído 
  6. O próximo passo é adicionar uma condição. É aqui que você fornece um conjunto de parâmetros para o fluxo de trabalho. O fluxo de trabalho, após ser acionado, verificará os parâmetros. Após a validação dos parâmetros, o fluxo de trabalho executará a ação definida.
  7. Para adicionar uma condição, clique no ícone da condição, arraste e coloque-o ao lado do evento. 
  8. Escolha os parâmetros para validação e clique em Concluído . Se você deseja adicionar parâmetros adicionais, clique em Adicionar nova condição presente na parte inferior da caixa de diálogo. 
  9. A próxima e última etapa na criação de um fluxo de trabalho é adicionar uma ação. Clique no ícone Ação, arraste e coloque-o próximo à condição. 
  10. Escolha a ação que você deseja que seu fluxo de trabalho execute e clique em Concluído 
  11. Agora, o fluxo de trabalho está completo. À medida que você adiciona condições e ações, o Automator salva automaticamente o fluxo de trabalho como um rascunho. Se você deseja ativar o fluxo de trabalho, pode clicar em Ativar.


    As etapas acima mencionadas ajudarão você a criar um fluxo de trabalho. Mas, para entender o nível de flexibilidade oferecido pelo Workflow Automator, vamos dar uma olhada em alguns exemplos. 


Para obter mais clareza sobre como configurar um fluxo de trabalho, assista ao vídeo. 




Cenário 1: Roteando tickets para uma equipe específica


    Vamos dar um cenário em que você deseja rotear todos os tickets relacionados a hardware para uma equipe de hardware dedicada. Para converter isso em um fluxo de trabalho, 


  • Vá para Admin  > Produtividade do Helpdesk> Workflow Automator> Novo fluxo de trabalho> Ticket 
  • Forneça um nome e uma descrição para o fluxo de trabalho.


  • Escolha as opções para que o fluxo de trabalho seja acionado sempre que um ticket for criado. Selecione as opções O ticket é e Aumentado.


  • Forneça um rótulo para o evento e clique em Concluído 
  • Agora, sua tela ficará assim


  • Arraste um ícone de condição e coloque-o ao lado do evento. 
  • Selecione o parâmetro se Category for e escolha o valor Hardware .


  • Forneça um rótulo para a condição e clique em Concluído .


  • Arraste uma ação e coloque-a ao lado da condição. 
  • Selecione a opção Atribuir ao grupo e escolha Equipe de hardware



  • Forneça um rótulo e clique em Concluído 


    Agora, o fluxo de trabalho para atribuir todos os tickets relacionados ao hardware à equipe de hardware está pronto. O fluxo de trabalho será acionado quando um ticket for criado e verificará se a categoria é ' hardware '. Se sim, o ticket será atribuído ao hardware para a equipe de hardware. 


    Agora, no próximo cenário, iremos um pouco mais além e veremos como esse fluxo de trabalho pode ser usado para atribuir tickets de diferentes categorias a diferentes equipes. 


Cenário 2: roteando tickets para diferentes equipes


    Vamos dar um cenário em que você deseja atribuir tickets de hardware, software e relacionados à rede a equipes de hardware, software e rede. Vamos pegar o fluxo de trabalho discutido no cenário anterior e ver como podemos personalizá-lo para atribuir tickets a várias equipes. 


Siga as etapas abaixo mencionadas para expandir o fluxo de trabalho anterior e realizar mais. 


  • Arraste uma condição e coloque-a na parte inferior da condição existente anteriormente. 
  • Defina o parâmetro se Category for e escolha o valor Software 


  • Forneça um rótulo e clique em Concluído 
  • Arraste uma ação e coloque-a ao lado da condição. 
  • Selecione a opção Atribuir ao grupo e escolha Equipe de software.


  • Você pode seguir a mesma etapa para atribuir problemas relacionados à rede à equipe de rede. 



Cenário 3: Configurando a aprovação em vários estágios


    Considere um cenário em que você deseja configurar um processo de aprovação em várias etapas. Sempre que um funcionário solicita um laptop com preço superior a US $ 1500, a solicitação precisa da aprovação do gerente de relatórios do funcionário e do chefe de TI da empresa. 


Para configurar este fluxo de trabalho:


  1. Defina o fluxo de trabalho a ser acionado quando um ticket for criado. 
  2. Adicione uma condição e defina o parâmetro quando Tipo for Solicitação de serviço 
  3. Adicione outra condição e escolha os parâmetros Quando uma solicitação de serviço inclui qualquer Apple Macbook
  4. Escolha Custo na sub condição e insira o valor 1500.
  5. Adicione uma ação e escolha as opções Enviar e-mail de aprovação para e Reporting Manager. Forneça um rótulo e clique em Concluído. 
  6. Isso conclui a configuração do primeiro estágio da aprovação. 
  7. Para adicionar o segundo estágio de aprovação, adicione outra condição e escolha os parâmetros quando Solicitar aprovação for Aprovado. 
  8. Adicione outra ação ao lado da condição recém-adicionada e escolha a opção Enviar e-mail de aprovação para e chefe de TI. 
  9. No caso de notificar o solicitante por e-mail, você pode adicionar outra ação e escolher a opção Enviar e-mail ao solicitante. Digite o assunto e adicione o conteúdo do e-mail e inclua espaços reservados sempre que necessário. 
  10. Forneça um rótulo e clique em Concluído .



Salvando um fluxo de trabalho


    À medida que você continua adicionando condições e ações, o automator salva automaticamente o fluxo de trabalho como um rascunho. Se você deseja ativar o fluxo de trabalho, pode clicar em Ativar.


Editando um fluxo de trabalho


    Você pode clicar em qualquer parte de um fluxo de trabalho: um evento, uma condição ou uma ação e fazer alterações nas condições e nos parâmetros selecionados. 


Excluindo um fluxo de trabalho


 Agora você pode optar por excluir uma ramificação de condição SIM / NÃO (ou) excluir uma ação em um fluxo de trabalho.



Clonando um fluxo de trabalho


Você pode clonar um fluxo de trabalho existente e fazer as alterações necessárias. Para clonar um fluxo de trabalho, 


  1. Vá para Configurações> Workflow Automator
  2. Selecione o fluxo de trabalho que você deseja clonar e clique em Clonar 
  3. Forneça um nome para o novo fluxo de trabalho e insira uma descrição. 
  4. Agora, o fluxo de trabalho será clonado com um novo nome.
  5. Faça as alterações necessárias no evento, condição ou ação e salve seu fluxo de trabalho. 



Habilitando / desabilitando um fluxo de trabalho


    Um fluxo de trabalho, quando criado, será salvo como rascunho. Se você deseja ativar o fluxo de trabalho, clique no botão Salvar e ativar no canto superior direito. O fluxo de trabalho agora será ativado. Você pode usar a chave de alternância para ativar / desativar o fluxo de trabalho. 




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