Contratos de Licença de Software

Criada por Fernando Schio, Modificado em Qui, 4 Fev, 2021 na (o) 2:19 PM por Renan renan. bernal@loupen. com. br


    No gerenciamento de contratos, os usuários também podem anotar todos os contratos de licença de software que a equipe de TI gerencia dentro da organização. Isso também ajuda as equipes de TI com melhor documentação e controle dos custos totais de TI para o software.


    Para criar um contrato de licença de software, selecione Licença de software como o tipo de contrato no formulário de criação de contrato. 



Depois de selecionado, as seguintes seções serão adicionadas ao formulário de Criação de Contrato:


  1. Itens e detalhes de custo
  2. Propriedades de licença de software



Itens e detalhes de custo


    Os Detalhes de Itens e Custo podem ser usados para registrar os detalhes de todos os serviços cobertos pelo Contrato de Licença de Software.


    Primeiro, pesquise e selecione o Software que é coberto pelo contrato no campo Software . Observe que apenas o Software criado como gerenciado pode ser adicionado a um contrato. 


Assim que o software for criado, adicione detalhes sobre os serviços no contrato. 




Existem três modelos de preços disponíveis para seleção:


  • Por unidade  -  Use este modelo se o custo de licenciamento for por unidade (por exemplo, por usuário, por dispositivo). O campo de contagem não pode ser Ilimitado para o modelo de precificação por unidade
  • Fixo - os  custos fixos não dependem da contagem total de licenças. Isso normalmente é usado quando as equipes estão pagando uma taxa fixa para usar um serviço. A contagem pode ser um número ou marcada como Ilimitada
  • Único - O  modelo de preço único é usado para denotar qualquer serviço que não se repita. Por exemplo, a taxa de implementação é uma taxa única que não se repete no caso de licenças de assinatura. Os custos fixos e por unidade recorrem a cada renovação. 


Os agentes podem adicionar até 10 itens de linha ao contrato de software. 


    O primeiro item de linha da lista não pode ser removido. Esta linha será usada para identificar o número de licenças de usuário cobertas por esta licença e para controlar as licenças disponíveis no módulo de Software.


    Você também pode definir o ciclo de cobrança se esta licença de software for um custo recorrente, como no caso dos custos de licença de assinatura de SaaS. (Observe que o ciclo de faturamento e o custo nos itens de linha não refletem diretamente o custo total do contrato no momento).


Propriedades de licença de software


    Esta seção lista todos os campos personalizados que precisam ser adicionados para contratos de licença de software. Você pode adicionar campos personalizados acessando Admin -> Tipos de contrato e editando o tipo de licença de software. 


Posse do Contrato


    Esta seção é usada para capturar quando o contrato começa e expira ou é renovado. Se você quiser definir um contrato para renovação automática, a data de validade é obrigatória.


    Se a Renovação automática estiver ativada, o contrato será renovado assim que atingir a data de término e continuará renovando automaticamente até que seja rescindido manualmente. Todas as propriedades do contrato são copiadas para o novo contrato quando ele é renovado automaticamente. 


    Depois que todas essas propriedades forem atualizadas, você pode salvar o contrato e ele será ativado assim que for aprovado (ou será aprovado automaticamente se nenhum aprovador for selecionado) assim que a data de início for atingida. 

Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo